sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Resenha do filme Primeiro Aluno da Classe




O filme trata de uma história verídica onde fala da vida do prof. Brad Cohen que é portador da Síndrome de Tourette.

A Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância. (http://drauziovarella.com.br/crianca-2/sindrome-de-tourette-2/). Ela não tem cura.

Ele conseguia desde inicio formar um laço entre ele e os alunos, pois deixava-os sempre a vontade para saber de tudo sobre sua síndrome, tornando assim uma relação de confiança entre eles.

O filme mostra uma grande lição de vida e persistência. Brad nunca se deixou ser vítima da sua doença. Pelo contrário ele a usou para perseguir um ideal, o de ser professor.

Na cena que ele estava preparando a sala de aula pra receber seus alunos, usou de instrumentos lúdicos, chapéus diferentes, animais, jogos e brincadeiras criando assim dentro de sala de aula um ambiente de participação, colaboração e constantes desafios. (Nesta cena pode-se constatar a teoria segundo Vygotsky (1984, p. 113), no exercício de atividades lúdicas a criança “faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer”).

Durante todo o filme Brad utiliza a teoria de Piaget colocando para as crianças desafios do dia a dia para que elas encontrassem a solução. Com isso ele estava contribuindo para o desenvolvimento cognitivo delas.

É um filme que nos impulsiona futuros professores, a sempre respeitarmos cada aluno com suas diferenças e sermos mediadores do conhecimento, pois como Piaget deixa claro “o professor precisa reconhecer que ele não é dono só do conhecimento, que a criança tem seu próprio repertório”.

Referências Bibliográficas

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